Introdução
O Projeto Guarda Rios tem como intuito criar uma rede nacional de monitorização da qualidade da água dos rios, através da implementação de módulos. A partir da analise dos dados obtidos pelos módulos, conseguiremos detetar possíveis focos de poluição nos rios, contribuindo para a futura eliminação dessas mesmas fontes, evitando a contaminação de afluentes de água doce e do oceano.
Origem do nome
A área de intervenção deste projeto são os rios, por isso, selecionamos o guarda-rios (Alcedo atthis) como o símbolo. À semelhança do guarda-rios, que tem como característica a defesa do território em conjunto com os restantes indivíduos da sua espécie, pretendemos promover uma defesa coletiva das massas de água doce e costeiras.
Além disso, o guarda-rios apresenta uma ampla distribuição geográfica, o que simboliza o sucesso deste projeto, a sua expansão e implementação em todo o país.

As nossas colaborações
Para o projeto guarda rios temos o orgulho de anunciar as nossas duas colaborações até então:

O CEiiA é um instituto português responsável pela criação de soluções sustentáveis em diversas áreas como a mobilidade, aeronáutica, automóvel e o espaço. Desta forma, contamos com a ajuda do CEiiA para desenvolver eletronicamente e mecanicamente o nosso projeto;
A NOS, uma das maiores empresas de telecomunicações de Portugal. Teremos o privilégio de utilizar uma rede experimental que utiliza a tecnologia “Nbiot”.
