O Projeto Guarda-Rios tem como missão promover a consciencialização da importância da conservação da qualidade da água e dos ecossistemas naturais utilizando a ciência cidadã como ferramenta central. Pretendemos envolver comunidades escolares e não escolares e instituições locais na implementação de ações que promovam a sustentabilidade ambiental, fazendo com que todos assumam um compromisso na promoção de um desenvolvimento sustentável.
17 objetivos para um mundo mais sustentável e justo (Fonte: ods.pt)
A principal linha de ação consiste em criar uma rede de monitorização da qualidade de massas de água doce através da implementação de sistemas modulares que permitam identificar geograficamente possíveis focos de poluição, possibilitando a implementação imediata de ações que contribuam para minimizar ou solucionar problemas ambientais. Os sistemas modulares de sensorização irão avaliar a qualidade da água através da medição, em tempo real, de alguns parâmetros físico-químicos e que serão transmitidos continuamente e disponibilizados na web. De forma a realizar uma abordagem ecológica mais integrada e multidisciplinar, os valores associados aos parâmetros físico-químicos serão articulados com parâmetros biológicos (estudo das comunidades de macroinvertebrados bentónicos) garantindo uma maior validade dos resultados.
O espírito open source é também um significativo elemento diferenciador deste projeto, pretendendo-se disponibilizar na web todos os procedimentos associados à sua implementação, além dos dados informativos recolhidos, após sua validação. Com o Projeto Guarda-Rios pretendemos inspirar outros e juntarem-se a nós, criando uma rede de monitorização que contribua para que os rios e oceanos fiquem limpos e saudáveis.
Estamos comprometidos em fazer a diferença, esta é a nossa forma de mostrar que juntos podemos ser agentes de mudança. Pretendemos inspirar outros a juntarem-se a nós nesta missão pois acreditamos num futuro mais sustentável.